Microprocessadores e Microcontroladores – O Que É Importante Todo Técnico Reparador Saber

Quando eu dava aula de física para jovens e adultos, às vezes, levava dicionários para sala de aula para que os alunos pesquisassem palavras que iriam aparecer no assunto e que certamente não lhes eram familiares.

Mas isso não deveria ficar por conta dos professores de português?

Entendo que não deve ser apenas tarefa deles e sim de todo professor de qualquer disciplina.

Voltando ao “reset”, é melhor começar por “set”, uma palavra da língua inglesa que pode ter dois significados. Se for substantivo significa conjunto, mas se for verbo, que o nosso caso, então pode ser entendido como “operar ou iniciar a operação”.

Entendido isso, fica fácil concluir que reset significa re-operar ou inicializar, como passou a ser “traduzido” quando os computadores se tornaram populares.

Muito bem, e daí (no bom sentido)?

Quando um micro (controlador ou processador, tanto faz) é desligado, ou seja, a sua alimentação é cortada, algumas operações internas estavam ocorrendo e foram interrompidas de forma abrupta.

Assim, ao ser religado, é possível ou quase certo de que ele retome o que estava fazendo de forma descontrolado e consequentemente “vai dar ruim”.

Para contornar este inconveniente os projetistas incluíram no dispositivo uma entrada chamada reset que tem por finalidade limpar tudo que ficou pelo caminho para começar um processamento totalmente novo. No popular, o famoso “arrumar a casa” que a patroa chegou!

O reset é um pulso (não é um nível lógico) de curtíssima duração que é produzido por um circuito fora do micro e aplicado ao seu pino denominado reset, obviamente.

Moral da história, se o reset não ocorrer assim que o equipamento é ligado, nada irá funcionar. Artigo primeiro da “constituição” dos micros: sem reset nada vai rolar!

Veja que eu disse “quando é ligado”, portanto, sair de standby não afetará o processamento, ou seja, não haverá reset.

Aqui é muito importante que uma coisa que fique bem clara na sua cabecinha: – um equipamento em stand by não está desligado, apenas está “dormindo”, como um cão de guarda, pronto para entrar em ação.

Você que é um técnico esperto já concluiu (assim espero) que quando um equipamento está em stand by todas as tensões das fontes podem estar off, EXCETO aquela que alimenta o micro, geralmente, 5V.