Tipos de Corrente Elétrica
Os dispositivos geradores podem produzir diferentes tipos de corrente elétrica, permitindo que o fluxo de elétrons possa ser classificado sob várias formas. Na figura 3 são representados graficamente, em forma de onda, os diferentes comportamentos que a corrente elétrica pode apresentar.
A corrente pulsante passa por variações periódicas, cuja intensidade em diferentes intervalos de tempo pode ser constante ou não. É bastante comum em circuitos retificadores de corrente alternada, antes do estágio de retificação e filtragem.
Na corrente contínua os elétrons deslocam-se em um sentido único com intensidade constante, como é o caso da corrente fornecida por uma pilha alcalina. Observa-se no entanto, pela estrutura íntima do material condutor, que o movimento das cargas elétricas é caótico, devido às diversas colisões entre os elétrons e a rede cristalina do condutor, na medida em que são forçados pela ação do campo elétrico.
A corrente variável é aquela onde não há qualquer rigor para as variações, que são contínuas e tendem ao infinito. Se analisarmos o sinal elétrico que resulta da música gravada em um disco de vinil ou fita cassete, por exemplo, iremos perceber essa forma de onda.
Já na corrente alternada o movimento dos elétrons tem o sentido periodicamente invertido pela ação da inversão de polaridade do potencial elétrico aplicado ao condutor. É o formato de transmissão de energia elétrica proposto por Nikola Tesla no final do século XIX e adotado mundialmente para transmissão de energia elétrica.
Efeitos da Corrente Elétrica
A corrente elétrica tem a capacidade de produzir os mais diversos efeitos quando circula em um material, destacando-se os seguintes:
- Efeito térmico: a corrente elétrica provoca o aquecimento do material quando ele oferece resistência à passagem dos elétrons. Também conhecido por efeito Joule.
- Efeito químico: correntes elétricas podem agir como catalisadores ou indutores de algumas reações químicas.
- Efeito magnético: campo magnético gerado ao redor de um condutor quando percorrido por uma corrente elétrica.
- Efeito fisiológico: provocado pela corrente elétrica que percorre o corpo de um ser vivo.
- Efeito luminoso: luminescência produzida em gases ionizados ao serem percorridos por correntes elétricas.