Dicas e Diagramas – XV

Figura 6. Válvulas tipo 12AX7, todas RCA. Há diferenças na estampagem dos materiais, nos eletrodos e na montagem. Entre outras características, provavelmente os fatores de ruído não serão idênticos, mesmo sendo válvulas do mesmo tipo.

Figura 7. Calefatores de válvulas miniaturas. Os tubos do catodo (centro) são feitos de níquel revestido de óxidos. Os filamentos (nos extremos), ficam montados no interior dos tubos de catodos, envoltos por uma camada de isolante de alumina.

,

As tensões de zumbido podem aparecer na placa da válvula não apenas por acoplamento resistivo entre filamento e catodo: podem ser entre o filamento e outro eletrodo. Um problema sério é o acoplamento capacitivo entre o filamento e a grade, por exemplo. Nesta situação o ruído introduzido no sinal será transferido com o ganho total da válvula.

Impurezas internas, remanescentes do processo de fabricação da válvula podem provocar, igualmente, o surgimento de zumbido. Elementos químicos podem evaporar do catodo e provocar falhas em outros eletrodos. Um filme condutor pode formar-se nos isolantes de mica, por exemplo.

Em tópico publicado em “Restaurando Rádios Antigos” já abordamos o problema:  https://www.facebook.com/groups/www.manorc.com.br/permalink/2077718279098185/ .

2 comentários sobre “Dicas e Diagramas – XV”

  1. Carlos Henrique22 de setembro de 2023 às 11:16 AMResponder

    Se o capacitor de saida da fonte entrar em curto, como descrito, nao haveria tensao alguma de saida e, portanto, nenhum zumbido mas talbez uma valvula ou diodo em curto…

    1. Dante Vanderlei Efrom22 de setembro de 2023 às 2:36 PMResponder

      Grato, colega Carlos Henrique. Talvez, depende da resistência de carga da fonte (no caso, curto do capacitor), ou seja, depende do tipo de “curto”. O colega pensa em curto total, “zero ohm”, provavelmente. Na prática não é bem assim. Dos capacitores eletrolíticos defeituosos da foto do artigo apenas um apresentou curto de zero ohm. Vários apresentaram resistência de até 1K. Com esse valor o capacitor perde a eficiência na filtragem e passa a funcionar meramente como resistor de drenagem, deixando passar tensões de ronco. É comum haver uma tensão presente na saída, (salvo que haja um fusível) ─ até onde aguentarem o transformador de força ou a retificadora, mesmo com o capacitor de saída da fonte funcionando em “curto-circuito” parcial.

Deixe um comentário