Figura 2. O trimpot R49, marcado em vermelho, se mal ajustado ou com problema pode provocar zumbido.
Figura 3. O trimpot de fio, como o R49 do esquema, foi montado pelo fabricante no transformador de alimentação: serve para o ajustedo ponto mínimo de zumbido na linha do secundário para o filamento da válvula, no caso uma EF86. Pode ocorrer zumbido se o trimpot tiver sido alterado no ajuste ou se houver defeito no cursor.
Outra possível fonte de zumbido é um transformador de má qualidade, mal construído ou mal recuperado, com laminação frouxa, empilhada incorretamente etc. Um transformador de má qualidade pode induzir zumbido em condutores e circuitos sensíveis de grade próximos.
Recomenda-se sempre afastar o transformador de força dos demais transformadores, instalando-o de forma que seu núcleo fique perpendicular aos dos outros.
Se o capacitor de saida da fonte entrar em curto, como descrito, nao haveria tensao alguma de saida e, portanto, nenhum zumbido mas talbez uma valvula ou diodo em curto…
Grato, colega Carlos Henrique. Talvez, depende da resistência de carga da fonte (no caso, curto do capacitor), ou seja, depende do tipo de “curto”. O colega pensa em curto total, “zero ohm”, provavelmente. Na prática não é bem assim. Dos capacitores eletrolíticos defeituosos da foto do artigo apenas um apresentou curto de zero ohm. Vários apresentaram resistência de até 1K. Com esse valor o capacitor perde a eficiência na filtragem e passa a funcionar meramente como resistor de drenagem, deixando passar tensões de ronco. É comum haver uma tensão presente na saída, (salvo que haja um fusível) ─ até onde aguentarem o transformador de força ou a retificadora, mesmo com o capacitor de saída da fonte funcionando em “curto-circuito” parcial.