A maior causa dos defeitos surgidos, cedo ou tarde, nos capacitores tipo styroflex é consequência do excesso de calor. Mesmo não havendo sinal de comprometimento, o calor afeta as características elétricas ou danifica o capacitor internamente.
Na foto seguinte (à direita) aparecem capacitores styroflex.
Para soldas perfeitas a limpeza é essencial
O segredo para soldagens bem feitas tem um nome: limpeza. É indispensável que as peças a serem soldadas com liga de estanho estejam livres de oxidações, vernizes, oleosidades ou quaisquer sujidades.
Fios esmaltados e condutores rígidos de cobre precisam ter as pontas cuidadosamente limpas. Recomenda-se que após serem meticulosamente limpas, as pontas sejam pré-estanhadas. Cabos flexíveis em princípio não precisam ser pré-estanhados, caso estejam limpos e brilhantes: isso garantirá maior rigidez à conexão.
Nas pontas de fios esmaltados o verniz deve ser removido com estilete e uma tira de lixa de grana fina, para metais. Nos fios tipo Litz ─ compostos por condutores isolados muito finos, trançados, adotados nos transformadores antigos de F.I. e em indutores de R.F. ─ a técnica de limpeza é a que detalhamos no artigo publicado em “Restaurando Rádios Antigos”, acessível no link https://www.facebook.com/groups/www.manorc.com.br/permalink/1851241291745886/ .