Figura 9. As letras “RR” da identificação gravada na base indicam que se trata de uma válvula tipo EAF42.
.
Figura 10. O grupo “3U” inscrito na base desta válvula identifica a duplo diodo-triodo EBC91/6AV6. O símbolo representativo da letra grega Psi (ψ, em formato de tridente, no início da segunda linha), indica que o produto foi fabricado na S.A. Philips do Brasil/Ibrape, de São Paulo.
.
.
Figura 11. Checando-se cuidadosamente a identificação, borrada, descobriu-se que se tratava de uma válvula retificadora UY41 (pelo grupo de letras “N5”), feita na Holanda. Agradecemos as sugestões trazidas por Ivair Francisco de Souza ─ o dedicado Radioveio Componentes da internet ─ para a elaboração deste artigo. O nosso colega Ivair é um grande conhecedor de tipos de válvulas.
Excelente artigo.
Bem didático e intuitivo realmente vai me ajudar nas várias caixas de válvulas que possuo onde a identificação lateral não existe mais.
Parabéns.
Gratos, colega Volnei! As informações têm ajudado ─ a nós também ─ a reaproveitar muitas válvulas boas que estavam “encostadas” na sucata, por falta de identificação. Abraço.
Eu já usei alguns métodos,mas o artigo acrescentou muito! Excelente publicação.
Eu já usei alguns métodos,mas o artigo publicado acrescentou muito! Excelente matéria.
Obrigado, colega José Ephigenio. Cada válvula antiga que se consegue identificar é motivo de alegria. São muitas as que ainda podem prestar bons serviços.
adorei…, muito bom parabens
Gratos, colega Antonio Carlos! Esteja sempre conosco em Antenna.