Dicas e Diagramas – Que tipo de válvula é esta?

• Luz “mágica”

Temos obtido bons resultados práticos na identificação de válvulas empregando smartphone e iluminação com LEDs de alto brilho, de luz branca e de UV. Vale a pena experimentar, é um método simples e barato.

Como fonte de luz usamos duas pequenas lanternas comuns, vendidas até nos camelôs, com três e nove LEDs cada, alimentadas por quatro baterias LR44 tipo botão, uma, e três pilhas tipo AAA a outra. As lanternas com LEDs produzem um feixe bastante intenso de luz.

Como fonte de luz ultravioleta adotamos a lanterninha/caneta que acompanha a cola instantânea Tek Bond UV, usada para reparações em acrílico. A caneta possui um único LED tipo ultravioleta, alimentado por uma bateria CR2022, tipo botão, de 3 V.  A luz ultravioleta é utilizada para catalisar cimentos/colas à base de resinas acrílicas, como as dos dentistas. É provável que qualquer LED tipo ultravioleta, alimentado corretamente, possa ser utilizado na mesma função.

Eis alguns resultados, usando luz de LEDs, na identificação de válvulas com invólucros de vidro. A banda relativamente estreita e o comprimento de onda emitido por alguns tipos de LEDs podem tornar visíveis marcações apagadas, principalmente com as câmeras dos celulares modernos, cujas lentes apresentam excelente  desempenho.

Figura 3. Válvula tipo Loctal, sem identificação visível, sob luz natural.

7 comentários sobre “Dicas e Diagramas – Que tipo de válvula é esta?”

  1. Volnei Deutschmann23 de dezembro de 2022 às 2:24 PMResponder

    Excelente artigo.
    Bem didático e intuitivo realmente vai me ajudar nas várias caixas de válvulas que possuo onde a identificação lateral não existe mais.
    Parabéns.

    1. Dante Vanderlei Efrom25 de dezembro de 2022 às 2:27 PMResponder

      Gratos, colega Volnei! As informações têm ajudado ─ a nós também ─ a reaproveitar muitas válvulas boas que estavam “encostadas” na sucata, por falta de identificação. Abraço.

  2. José Ephigenio da Silva28 de dezembro de 2022 às 3:26 PMResponder

    Eu já usei alguns métodos,mas o artigo acrescentou muito! Excelente publicação.

  3. José Ephigenio da Silva28 de dezembro de 2022 às 3:32 PMResponder

    Eu já usei alguns métodos,mas o artigo publicado acrescentou muito! Excelente matéria.

    1. Dante Vanderlei Efrom1 de janeiro de 2023 às 5:51 PMResponder

      Obrigado, colega José Ephigenio. Cada válvula antiga que se consegue identificar é motivo de alegria. São muitas as que ainda podem prestar bons serviços.

  4. Vieira Antonio Carlos12 de janeiro de 2023 às 8:40 AMResponder

    adorei…, muito bom parabens

  5. Dante Vanderlei Efrom15 de janeiro de 2023 às 2:15 PMResponder

    Gratos, colega Antonio Carlos! Esteja sempre conosco em Antenna.

Deixe um comentário