Figura 19. Um impecável conjunto Westinghouse Aeriola SR Receiver (TRF com regeneração), de 1922, e Westinghouse Aeriola Jr. (a cristal) de 1921. As baterias parecem as originais da época.
Figura 20. Um outro clássico restaurado, que nas mãos de Marcelo Cipulo Almeida voltou a ficar “mint condition”: receptor regenerativo RCA, Radiola III. O receptor funciona com dois tríodos tipo WD11, um como detetor e o outro como amplificador de áudio. Opera com fones de ouvido e baterias tipo A, B e C: a tipo A é de 1,5 V, a tipo B é de 90 V e a tipo C é de 4,5 V. O circuito tipo regenerativo foi inventado por Edwin Armstrong: milhares de receptores Radiola III foram vendidos pela RCA desde que o aparelho foi lançado na década de 1920.
Excelente artigo.
Bem didático e intuitivo realmente vai me ajudar nas várias caixas de válvulas que possuo onde a identificação lateral não existe mais.
Parabéns.
Gratos, colega Volnei! As informações têm ajudado ─ a nós também ─ a reaproveitar muitas válvulas boas que estavam “encostadas” na sucata, por falta de identificação. Abraço.
Eu já usei alguns métodos,mas o artigo acrescentou muito! Excelente publicação.
Eu já usei alguns métodos,mas o artigo publicado acrescentou muito! Excelente matéria.
Obrigado, colega José Ephigenio. Cada válvula antiga que se consegue identificar é motivo de alegria. São muitas as que ainda podem prestar bons serviços.
adorei…, muito bom parabens
Gratos, colega Antonio Carlos! Esteja sempre conosco em Antenna.