• Conhecendo os colegas
O colega destacado nesta edição é um grande virtuoso na restauração de receptores e outros objetos antigos.
Trata-se de um verdadeiro artista, Marcelo Cipulo de Almeida.
Assistente jurídico do desembargador Ricardo Cardozo de Mello Tucunduva, do Tribunal de Justiça de São Paulo, Marcelo é um advogado com elevados talentos, não apenas nos meios jurídicos, mas também na preservação de objetos históricos.
O interesse de Marcelo Cipulo de Almeida por eletrônica e antiguidades vem da adolescência. Há quatro anos passou a colecionar rádios antigos.
Suas restaurações já ficaram famosas: possuem qualidade museológica e poderiam ocupar lugar de destaque em acervos do mundo todo.
Na coleção de Marcelo reluzem verdadeiras maravilhas da técnica e da arte da eletrônica antiga, impecáveis e minuciosamente restauradas até nos mínimos detalhes. É no detalhe, não apenas no conjunto da obra, que pode ser observada a grande qualidade dos trabalhos do restaurador.
Há rádios com cerca de um século de fabricação, no acervo do dedicado colega Marcelo, que parecem ter saído ontem da linha de produção. E funcionando perfeitamente!
Nossos aplausos e nossos agradecimentos ao talentoso colega Marcelo Cipulo Almeida, cujos trabalhos ajudam a manter viva a memória da técnica e da arte da eletrônica dos velhos e bons tempos.
Figura 16. Marcelo Cipulo de Almeida, um dos grandes nomes da restauração técnica no Brasil. Os seus sempre interessantes trabalhos podem ser acompanhados em https://www.facebook.com/iovismaximus.
Excelente artigo.
Bem didático e intuitivo realmente vai me ajudar nas várias caixas de válvulas que possuo onde a identificação lateral não existe mais.
Parabéns.
Gratos, colega Volnei! As informações têm ajudado ─ a nós também ─ a reaproveitar muitas válvulas boas que estavam “encostadas” na sucata, por falta de identificação. Abraço.
Eu já usei alguns métodos,mas o artigo acrescentou muito! Excelente publicação.
Eu já usei alguns métodos,mas o artigo publicado acrescentou muito! Excelente matéria.
Obrigado, colega José Ephigenio. Cada válvula antiga que se consegue identificar é motivo de alegria. São muitas as que ainda podem prestar bons serviços.
adorei…, muito bom parabens
Gratos, colega Antonio Carlos! Esteja sempre conosco em Antenna.