Dicas e Diagramas – Parte IV

Muitos receptores, principalmente os “genéricos”, usavam séries “padronizadas” de válvulas. Eis aqui algumas séries comuns de válvulas, adotadas em um grande número de modelos de receptores:

6A7, 6D6 (ou 78), 75, 6V6 (ou 6F6) e 80.

– 6SA7, 6SK7, 6SQ7, 6V6 e 5Y3.

– 12SA7, 12SK7, 12SQ7, 50L6 e 35Z5.

– 12BE6, 12BA6, 12AV6 (ou 12AT6), 50C5 (ou 50B5) e 35W4.

– 6BE6, 6BA6, 6AV6 (ou 6AT6), 6AQ5 e 6X4.

Para confirmar a identificação, compare também os pinos da válvula com as ligações existentes no soquete do aparelho, baseando-se no manual de válvulas

Há várias outras séries comuns de válvulas. Para conhecê-las pesquise por “All American Five” ou “AA5 Radios”, por exemplo, na internet: https://en.wikipedia.org/wiki/All_American_Five .

CONHECENDO OS COLEGAS

É com alegria e grande orgulho que apresentamos, nesta edição, os talentosos colegas Amauri José Colvero e Fabrício Pereira Colvero, de Santa Maria, RS. Pai e filho são autores de memoráveis trabalhos de montagens, recuperações e restaurações de aparelhos valvulados. A propósito: a pronúncia correta é Côlvero, um sobrenome de origem italiana. Ambos possuem eletrônica no sangue: além de restauradores altamente habilidosos, são também radioamadores, experimentadores e apreciadores de equipamentos eletrônicos antigos.

Amauri Colvero (PY3BBW), atua em eletrônica há sete décadas. Instalou e prestou assistência técnica a várias emissoras de rádio do interior do Rio Grande do Sul. Iniciou sua brilhante carreira fazendo curso por correspondência pelo Instituto Radiotécnico Monitor em 1955. Foi técnico da Mitsubishi e Akai na Eletrônica Santa Maria. Leitor contumaz de publicações técnicas, antennófilo desde guri, Amauri Colvero continua ativo até hoje, aos 81 anos de idade, nas lides eletrônicas na bancada da sua oficina.

Fabricio Colvero (PU3FPC) é técnico em Audiovisual do Instituto Federal Farroupilha.

Construtor de telescópios e astrônomo amador é coordenador do Bate-Papo Astronômico (https://batepapoastronomico.com/), uma iniciativa destinada a divulgar as ciências da astronomia, meteorologia e astronáutica, principalmente entre os jovens. É radioamador e entusiasta da experimentação eletrônica. Gosta também de vídeo e fotografia, de tecnologia, de recuperações e restaurações de equipamentos antigos. Em muitas destas atividades, Fabricio demonstra que herdou a engenhosidade e todos os demais talentos do seu pai.

3 comentários sobre “Dicas e Diagramas – Parte IV”

  1. José Dantas Lavor4 de novembro de 2022 às 8:04 PMResponder

    Artigo interessante, conhecer as válvulas mais antigas e que marcaram e fizeram história no meado do século passado, trabalhei muito com rádios e txs valvulados.

  2. Luiz Antonio5 de novembro de 2022 às 11:19 AMResponder

    Excelente, publiquem mais, tinha quase toda coleção da revista Antena e Eletronica Popular, nao deviam ter acabado com publicações muito boas!!!!!

Deixe um comentário