Dicas e Diagramas – Parte IV

No funcionamento, o mercúrio vaporizava lentamente durante o aquecimento da válvula. Deve ser operada sempre na vertical, com muito cuidado para evitar o rompimento do vidro e para evitar curtos-circuitos internos por gotas de mercúrio, que podem causar arcos. O filamento precisa ser pré-aquecido por 30 a 60 segundos, antes da aplicação de tensão na placa. Eis os dados técnicos da 866A da RCA:

Figura 4. Folha de especificações da válvula 866A.

Em algumas utilizações a 866A precisa de blindagens e filtros para evitar que a válvula seja danificada por campos de R.F. A blindagem também é indispensável contra o risco de choques elétricos fatais. É uma válvula perigosa. Os profissionais de antigamente diziam, a respeito da 866A e válvulas semelhantes (como a retificadora DCG4-1000):

─ “Respeite-a, por sua segurança. Ela não respeitará você.”

ALERTA: circuitos valvulados operam com tensões potencialmente letais. A montagem, consertos, modificações ou outros serviços em aparelhos valvulados devem ser executados somente por quem esteja familiarizado com esses equipamentos, adotando os EPIs e seguindo as indispensáveis normas de segurança concernentes a altas tensões.

A fábrica da Standard Electrica S.A., ou SESA, ficava no Rio (Vicente de Carvalho). Produziu válvulas, receptores valvulados e transistorizados, televisores, sistemas de telefonia, etc. A Standard Electrica era uma subsidiária da ITT. No local onde estava a indústria foi construído o Carioca Shopping.

3 comentários sobre “Dicas e Diagramas – Parte IV”

  1. José Dantas Lavor4 de novembro de 2022 às 8:04 PMResponder

    Artigo interessante, conhecer as válvulas mais antigas e que marcaram e fizeram história no meado do século passado, trabalhei muito com rádios e txs valvulados.

  2. Luiz Antonio5 de novembro de 2022 às 11:19 AMResponder

    Excelente, publiquem mais, tinha quase toda coleção da revista Antena e Eletronica Popular, nao deviam ter acabado com publicações muito boas!!!!!

Deixe um comentário