• Os circuitos OTL, sem transformador de saída, dos rádios, radiofones e televisores fabricados no Brasil
O tópico sobre os rádios sem transformador de saída, usando alto-falantes de alta impedância, publicado na edição anterior de Dicas e Diagramas, provocou grande interesse entre os leitores. Muitos ficaram surpresos em saber que houve vários equipamentos brasileiros que adotaram circuitos tipo output transformerless, OTL (sem transformador de saída), de baixa distorção e boa qualidade na reprodução sonora, já na década de 50, em modelos de topo de linha.
Aqui está, para os arquivos dos restauradores, mais um circuito tipo OTL: trata-se do amplificador auxiliar de potência do radiofonógrafo estereofônico de alta-fidelidade Philips FR778.A, lançado no Brasil em 1959. O estágio principal de saída (chassi “B”) do equipamento operava com ECC83/12AX7 e duas EL86/6CW5. Já o amplificador de potência auxiliar de saída (chassi “A” ─ v. esquema da Figura 5 abaixo) operava com EBC91/6AV6 como amplificadora de áudio e HL94/30A5 + EL84/6BQ5 como amplificadoras de potência, acionando um conjunto de alto-falantes de alta impedância (800 ohms) para graves e agudos.
Figura 5. Amplificador auxiliar, sem transformador de saída, usado no radiofonógrafo estereofônico Philips modelo FR778.A, de 1959.
Artigo interessante, conhecer as válvulas mais antigas e que marcaram e fizeram história no meado do século passado, trabalhei muito com rádios e txs valvulados.
muito bom
Excelente, publiquem mais, tinha quase toda coleção da revista Antena e Eletronica Popular, nao deviam ter acabado com publicações muito boas!!!!!