Dicas e Diagramas – III

Os circuitos de receptores valvulados que funcionam com alto-falantes de alta impedância não usam transformador de saída de áudio. A impedância de carga de uma válvula de saída (geralmente uma EL95/6BM5, excitada por um duplo-triodo ECC83/12AX7), era acoplada diretamente à impedância da bobina móvel do alto-falante. A técnica, usada em aparelhos de topo de linha da década de 50, é chamada “single ended push-pull” e permitia uma notável redução na distorção, (inferior a 0,1% na maioria dos circuitos), com excelente qualidade sonora na reprodução.

Figura 6. Um circuito típico, com ECC83/12AX7 e EL86/6CW5, usado na década de 50 com alto-falantes de alta impedância (400 e 800 ohms), nos aparelhos sem transformador de saída. Verificar sempre as condições dos componentes do estágio, para que não ocorra passagem de C.C. pela bobina móvel do alto-falante por fugas nos capacitores.

Não confunda: alto-falantes de alta impedância nunca podem ser substituídos por modelos de baixa impedância.

Circuitos de áudio de receptores tipo OTL, output transformerless, saída sem transformador, nunca podem ser ligados diretamente a alto-falantes de baixa impedância, salvo que sejam realizadas modificações no circuito original, adotando-se um transformador de saída de áudio para o casamento correto de impedâncias.

Da mesma forma, aproveitar gabinetes de radiofonógrafos montados com alto-falantes de alta-impedância somente será possível com chassis específicos como os Philips modelos FR-775.A, FR.776.A, FR.778.A e semelhantes. A título de orientação: a letra “A” no final da designação de cada aparelho indica que o circuito é sem transformador, com alto-falante de alta impedância. Confira sempre o modelo, estude o circuito e verifique também o código do alto-falante.

3 comentários sobre “Dicas e Diagramas – III”

  1. Jorge Luiz Fenerich19 de setembro de 2022 às 5:20 PMResponder

    Muito bom saber que esta revista volta a ser publicada, fico feliz e parabenizo as pessoas envolvidas neste processo , serei assíduo leitor.

  2. José Ephigenio da Silva23 de setembro de 2022 às 8:40 PMResponder

    São ótimas notícias sobre a publicação da revista Antena!A todos que empenharam pela publicação da conceituada revista, parabéns pelo empenho.

Deixe um comentário