Dicas e Diagramas – III

Muitos comentários inundaram a redação de Antenna, na época, em razão dos dois artigos. O editor, Gilberto Affonso Penna, em nota na revista, a título de epílogo à polêmica, escreveu:

─ […] Fica aberto o debate sobre tão momentoso assunto: as falhas do ensino técnico, as normas de agir dos reparadores, as “manhas” da clientela, a afoiteza dos “curiosos”. “Mamãe Antenna”, sem tomar partido na polêmica procurará orientá-la, para o engrandecimento e o fortalecimento da nossa Corporação Técnica.

Sábias palavras, das quais também nos valemos.

Rádios sem transformador de saída e os alto-falantes Duocone de alta impedância

Entre os circuitos de receptores antigos, principalmente entre os europeus, há alto-falantes idênticos na aparência, mas com características elétricas ─ como a impedância ─ completamente diferentes. É o que acontece com vários modelos de rádios, radiofones e até de televisores. É fundamental consultar sempre o manual de serviço e o diagrama esquemático do aparelho. Temos visto reparadores iniciantes cometendo erros grosseiros ao trocar alto-falantes de altas impedâncias, como os da antiga linha Duocone da Philips, de 400 e 800 ohms, por produtos de 4 ou 8 ohms, com resultados catastróficos para o estágio de saída dos equipamentos.

Figura 5.  É preciso atenção ao substituir alto-falantes antigos tipo Duocone, que possuíam impedâncias de 5, 400 e 800 ohms. Um método empírico para tentar conhecer a impedância aproximada do alto-falante original é multiplicar a resistência ôhmica da sua bobina móvel por 1,3.

Duocone era a designação dos alto-falantes de cones duplos, em formato octogonal, como o da fotografia, fabricados pela Philips/Ibrape. O cone pequeno reproduz as frequências altas, enquanto o cone maior reproduz as frequências médias e baixas.

3 comentários sobre “Dicas e Diagramas – III”

  1. Jorge Luiz Fenerich19 de setembro de 2022 às 5:20 PMResponder

    Muito bom saber que esta revista volta a ser publicada, fico feliz e parabenizo as pessoas envolvidas neste processo , serei assíduo leitor.

  2. José Ephigenio da Silva23 de setembro de 2022 às 8:40 PMResponder

    São ótimas notícias sobre a publicação da revista Antena!A todos que empenharam pela publicação da conceituada revista, parabéns pelo empenho.

Deixe um comentário