Dica de serviço: como renovar botões (“knobs”) de baquelite? Deixe os botões em banho de água morna com um pouco de detergente neutro. Com uma escovinha limpar a sujeira entranhada. Enxaguar os botões e deixá-los secar bem, de um dia para o outro. Com uma escovinha seca, passar depois uma camada leve de graxa para calçados tipo “Nugget”. Fazer a graxa penetrar inclusive nos frisos, ranhuras e reentrâncias dos botões. Deixar secar bem. Depois, lustrar os botões com uma flanela seca ou com disco de feltro ou pano em microrretífica tipo Dremel em baixa rotação.
Na fotografia à esquerda da Figura 3 aparece o botão como estava originalmente. Na foto da direita, aparece o mesmo botão após o procedimento de limpeza e polimento com graxa para calçados. Até a cor preta original do baquelite reapareceu. Em botões marrons usar graxa para calçados da mesma cor. A graxa incolor, com alguns tipos de resinas de baquelite pode realçar o aspecto envelhecido.
Método para a limpeza de capacitores variáveis antigos
Figura 4. O antes e o depois. Removidas as sujidades, foi mantida a aparência de peça usada, sem polimentos no metal, para caracterizar um envelhecimento pelo tempo.
A melhor alternativa para a recuperação e limpeza de peças como capacitores variáveis antigos é por ultrassom. Através de cavitação por ultrassom, consegue-se uma limpeza profunda e até a desoxidação em muitos componentes usados em eletrônica. Há aparelhos de ultrassom por preços bem acessíveis no mercado. Para quem não tem acesso a equipamento de limpeza por ultrassom, uma alternativa que funciona bem para a limpeza de peças como capacitores variáveis são as máquinas de lavar louças domésticas.
Sempre surpreendendo com artigos úteis, e claro sempre nos ensinando com boas dicas o que desconhecemos. Parabéns.
A melhor coisa ao se escrever sobre o que eu chamo de retrônica é o retorno pela troca de ideias e experiências com os leitores. O dedicado colega Volnei Deutschmann, a quem muito agradecemos, é um dos que têm trazido grandes contribuições à coluna “Dicas e Diagramas”. O seu dia a dia na oficina de restaurações não raramente resulta em excelentes pautas de artigos!