Dicas e Diagramas – Capacitores não eletrolíticos possuem “polaridade”?

O experimentador, radioamador e produtor de conteúdos técnicos de eletrônica, Silvio Pinheiro, preparou um vídeo especial para demonstrar, na prática, no seu canal VintageLab do YouTube,como identificar o “lado certo” para a montagem de capacitores não polarizados: https://www.youtube.com/watch?v=8h9D6WegWck.

Silvio Pinheiro é também o destaque desta edição de “Conhecendo os Colegas”.

No vídeo informado, Silvio Pinheiro descreve, de forma simples e bem didática, como um capacitor ligado “invertidamente” aumenta o nível de zumbido. A experiência pode ser feita com um osciloscópio, mas Silvio utilizou simplesmente um conector, um cabo, um capacitor de passagem, duas garras tipo jacaré e um amplificador no teste. A alternativa prática é útil para se descobrir qual é o lide que corresponde à armadura externa dos capacitores fabricados modernamente, não eletrolíticos, que, em sua maioria, não apresentam marcação. 

A propósito, os trabalhos do colega Silvio Pinheiro no Vintage Lab podem ser acompanhados no YouTube (link acima) e no Instagram (https://www.instagram.com/vintagelab_silvio_pinheiro/). Neles há muitos vídeos de interesse dos apreciadores da experimentação eletrônica, montagens, radioamadorismo, recuperações e restaurações de equipamentos etc. Vale a pena conferir tudo.

Nos circuitos, a folha externa do capacitor deve ser ligada à massa, ao ponto de menor potencial ou o menos suscetível à captação de zumbido. Na dúvida, estude o esquema do aparelho. Em capacitor de acoplamento entre placa e grade, por exemplo, o circuito de placa será menos sujeito à captação de ruído que o da entrada da grade sensível da válvula.

Para uma avaliação mais crítica, um teste poderá ser feito ligando-se o capacitor, provisoriamente, através de duas garras jacaré no circuito, observando-se em qual orientação o componente apresenta menor nível de zumbido.

No acoplamento entre um circuito inversor de fase e as grades das válvulas de saída, o capacitor deve ser conectado de forma que a folha externa fique do lado do inversor. Se é um capacitor tipo by-pass (de passagem ou derivação), adotado para reduzir ruído na linha de alimentação, a armadura externa ficará ligada do lado da massa (“terra”).

Se é um capacitor de desacoplamento, a posição de menor captação de ruído será provavelmente com a armadura externa conectada do lado do +B. Em todos estes casos a folha externa atuará mais eficientemente como uma blindagem contra captação de campos externos.

2 comentários sobre “Dicas e Diagramas – Capacitores não eletrolíticos possuem “polaridade”?”

  1. Volnei Deutschmann16 de outubro de 2023 às 9:06 AMResponder

    Sempre surpreendendo com artigos úteis, e claro sempre nos ensinando com boas dicas o que desconhecemos. Parabéns.

    1. Dante Vanderlei Efrom18 de outubro de 2023 às 7:10 PMResponder

      A melhor coisa ao se escrever sobre o que eu chamo de retrônica é o retorno pela troca de ideias e experiências com os leitores. O dedicado colega Volnei Deutschmann, a quem muito agradecemos, é um dos que têm trazido grandes contribuições à coluna “Dicas e Diagramas”. O seu dia a dia na oficina de restaurações não raramente resulta em excelentes pautas de artigos!

Deixe um comentário