Figura 12. Instruções sobre o uso de instrumental vintage de bancada e sobre testes de componentes fazem parte do material didático colocado à disposição dos entusiastas de eletrônica no canal VintageLab da plataforma do YouTube.
Uma façanha da qual Silvio Pinheiro se recorda dos tempos de rapazote foi a de ter conseguido, depois de subir no telhado para instalar uma antena melhor, ouvir a BBC de Londres, transmitindo em idioma estrangeiro. Foi em um Semp, consertado também com a ajuda do seu avô.
Radioamadorismo, eletrônica antiga, amplificadores valvulados handmade para músicos, projetos, instrumental antigo de bancada, montagens, restaurações, experimentação ─ “todos são coisas muitos fortes para mim, tudo isso me inspira”, afirma Silvio Pinheiro.
“Devorador” da antiga revista Antenna ─ e de todas as publicações sobre eletrônica que lhe caíam às mãos ─ Silvio mantém sempre ao seu alcance, na bancada o “Handbook for Radio Communications”, da ARRL, uma verdadeira “bíblia”: a obra tem tudo sobre tudo, referentemente às radiocomunicações de amadores. Atualmente, a obra está com seis volumes.
Agora na edição de 2023, quando a publicação completou 100 anos, o conteúdo tradicional que versa sobre teoria e prática de radioeletrônica, projetos de circuitos e equipamentos, transmissores e receptores de sinais de rádio, antenas e linhas de transmissão, práticas construtivas etc foi ainda ampliado.
Silvio Pinheiro é um autodidata, dos bons. Um dos resultados do seu aperfeiçoamento foi ter virado instrutor. Ministrou cursos por 15 anos, gerenciou equipes de instrutores em sua área profissional, desenvolveu produtos educacionais para escolas de computação gráfica, como Senac, Impacta e DRC. Teve uma produtora, Singular Filmes. Em 2008 passou a integrar a equipe de computação da Record TV.
Sempre surpreendendo com artigos úteis, e claro sempre nos ensinando com boas dicas o que desconhecemos. Parabéns.
A melhor coisa ao se escrever sobre o que eu chamo de retrônica é o retorno pela troca de ideias e experiências com os leitores. O dedicado colega Volnei Deutschmann, a quem muito agradecemos, é um dos que têm trazido grandes contribuições à coluna “Dicas e Diagramas”. O seu dia a dia na oficina de restaurações não raramente resulta em excelentes pautas de artigos!