No tempo dos primeiros receptores, os esquemas apresentavam os desenhos das peças e da fiação. Posteriormente, foram sendo criados símbolos para representar os componentes do circuito.

Figura 1. Em alguns circuitos antigos as peças eram representadas por figuras e por símbolos. ─ (Ilustração mostrando uma etapa amplificadora de saída). Em: O ABC do Rádio ─ Ao Alcance de Todos, General Electric, 1947, Editora Antenna).

Figura 2. O diagrama esquemático do circuito original do receptor super-regenerativo patenteado por Edwin Armstrong, apresentado ao público em junho de 1922. O circuito proporciona maior amplificação e grande sensibilidade na recepção. No desenho já estavam presentes alguns dos símbolos que viriam a se tornar padrões nos diagramas esquemáticos eletrônicos, como o das baterias, indutores, transformadores, capacitores fixos e variáveis etc. ─ (Ilustração: repositório Wikimedia Commons).
O voto negativo fui eu que dei! Mas foi totalmente acidental! A matéria é muito boa! O Paulo Brites possui um conhecimento enorme! E curto o que publica na página dele de internet, YouTube e pela Antena!!?