Como decifrar esquemas

Figura 11. A Philco americana era uma indústria que se destacava pela elevada qualidade da documentação de serviço. Ótima impressão gráfica, desenhos de qualidade, fotografias de boa definição ─ em muito facilitavam o trabalho do reparador. Uma característica marcante dos circuitos e diagramas da Philco era o sistema TP, Test Points. Os circuitos da Philco eram divididos em seções. Nos esquemas das figuras, os pontos de teste do estágio de RF, misturador e pré-amplificador de áudio estão marcados como A, B e C. Conforme os resultados das medições obtidas nos pontos de teste, o fabricante indicava, em roteiro, os componentes. a serem trocados ou os procedimentos para o troubleshooting, solução dos problemas daquela seção.

Figura 12. Esquema “ilustrado” de receptor super-heteródino publicado em ANTENNA de 1944, funcionando a pilhas e baterias, com várias tensões (A, B e C)de alimentação.

No circuito da figura 12, observe que há um terminal específico para a conexão de aterramento(“T”), junto à entrada de antena (borne marcado com “A”). Os equipamentos a bateria geralmente eram destinados para uso rural, com antenas de fio comprido, estando sujeitos a descargas atmosféricas.

Um comentário sobre “Como decifrar esquemas”

  1. Rubenildo2 de abril de 2024 às 12:58 PMResponder

    O voto negativo fui eu que dei! Mas foi totalmente acidental! A matéria é muito boa! O Paulo Brites possui um conhecimento enorme! E curto o que publica na página dele de internet, YouTube e pela Antena!!?

Deixe um comentário