É com enorme alegria que recebemos hoje mais um brilhante craque no time de “Conhecendo os Colegas” de ANTENNA. Trata-se de José Roberto Pereira, engenheiro e professor de eletrônica, projetista e experimentador de mão cheia, construtor, reparador, restaurador de equipamentos e profissional multitalentoso e multi-habilidoso. Atuou em vários campos em sua vida profissional, sempre com elevada competência e dedicação.
Já lecionou em cursos de excelência. Já orientou turmas na construção de barcos experimentais movidos a energia solar (um dos projetos, o de um catamarã, foi descrito na edição de fevereiro deste ano de ANTENNA). Recebeu prêmios como o do Liceu de Tecnologia de 1980 e CREA de 2017 por sua atuação na área industrial e empresarial. Implementou a informatização da redação e da área comercial do Jornal do Brasil ─ na época com uma rede com mais de 200 microcomputadores 286 (o top em 1986!), interligando as sucursais do jornal no Brasil, os escritórios dos correspondentes no exterior e as agências de classificados/área comercial. Trabalhou na TV Globo, estaleiro EMAQ, Souza Cruz, Ciba-Geigy e várias outras empresas. Lecionou Eletrônica, Eletricidade e Automação na ETAM, Escola Técnica do Arsenal da Marinha e no CIAGA, Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, entre outras atividades.
Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo CEFET-Rio em 1974, aos 22 anos de idade. Possui vários cursos de especialização e pós-graduação. “Sempre tive vontade de aprender coisas novas, nunca deixei de estudar: desde criança fui contemplado com a chamada curiosidade científica” ─ disse Pereira para ANTENNA. Desenvolveu o primeiro GPS Diferencial do Brasil para posicionamento de plataformas e navegação off-shore, em 1992, quando sistemas de geolocalização de precisão ainda eram novidade.
Deixemos que ele nos conte parte das suas aventuras: ao ser convidado para participar de “Conhecendo os Colegas”, José Roberto Pereira muito cortês e eficientemente nos brindou com um pequeno resumo dos seus múltiplos trabalhos e atividades, que a seguir transcrevemos:
─ Eu gostaria, antes de tudo, de agradecer ao distinto colega e amigo Dante Efrom pelo convite para participar da revista ANTENNA, publicação da qual fui ávido leitor nas décadas de 60, 70 e 80. Ainda guardo todos os meus exemplares, assim como da Eletrônica Popular. Fiquei muito honrado com o convite.
Desde criança percebi que fui contemplado com a chamada “Curiosidade Científica”. Meu tio Jorge era radiotécnico e eu vivia enfurnado na sua oficina perguntando sobre tudo, o que ele me respondia com a maior paciência do mundo, até que, mais ou menos com uns 12 anos, eu ganhei de presente um “brinquedo” chamado “Engenheiro Eletrônico” da Philips, que guardo até hoje o que sobreviveu às traças. Foi o grande início.
O voto negativo fui eu que dei! Mas foi totalmente acidental! A matéria é muito boa! O Paulo Brites possui um conhecimento enorme! E curto o que publica na página dele de internet, YouTube e pela Antena!!?