Alguns diagramas esquemáticos antigos frequentemente necessitavam, além de conhecimentos sobre circuitos e simbologia dos componentes, também de talentos champoleônicos do reparador para a decifração dos hieróglifos eletrônicos.
Champollion, Jean-François (1790-1832), foi o filólogo, pesquisador e historiador que ficou famoso por ter conseguido decifrar parte dos hieróglifos do Egito antigo, através da Pedra de Roseta. É considerado o fundador e pai da Egiptologia. Na atualidade, a situação é melhor: para se obter cópias de documentação técnicas e esquemas não precisamos de uma Pedra de Roseta, pois contamos com portais na Internet, como o do Radiomuseum (https://www.radiomuseum.org/), ou acervos com documentos restaurados e escaneados com alta resolução, como os do nosso abnegado colega, João Rubens Mano, conhecido como “Manorc” (informações de contato para pedidos de cópias de esquemas mais adiante, no final deste tópico).
*Dante Efrom, PY3ET – Antennófilo desde 1954.
O voto negativo fui eu que dei! Mas foi totalmente acidental! A matéria é muito boa! O Paulo Brites possui um conhecimento enorme! E curto o que publica na página dele de internet, YouTube e pela Antena!!?