Na verdade, isso não poderia ser diferente, e a análise da resposta em frequência do amplificador nos mostra o porquê. Em se tratando de banda audível, isso dificilmente seria um problema.
São base da matemática utilizada em engenharia as Séries de Fourier, resultado do brilhante trabalho do matemático Jean Baptiste Joseph Fourier (https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Baptiste_Joseph_Fourier), que demonstra, falando de uma forma simples, que uma onda, como a quadrada, pode ser representada pela composição de infinitas ondas senoidais harmônicas a ela, incluindo a própria.
Na vida real, já que não é possível somarmos infinitos termos, quanto mais harmônicas forem somadas, dentro da composição correta para a formação da onda, mais o resultado se parecerá com uma onda quadrada ideal. Com algumas harmônicas somadas a onda resultante já se parece bastante com uma onda quadrada perfeita.
A matemática envolvida na Série de Fourier mostra que uma onda quadrada pode ser representada por uma soma infinita de sua fundamental com seus harmônicos ímpares. No caso de uma onda quadrada de 30kHz, seriam então a composição uma senoide de 30kHz, uma senoide de 33% da amplitude da primeira, de 90kHz, uma senoide de 20% do valor da primeira, de 150kHz e assim sucessivamente, aumentando em frequência e diminuindo em amplitude (“tamanho” da senoide).
Então, como “o pau que bate em Chico também bate em Francisco”, se aplicarmos filtros a uma onda quadrada, retirando as frequências harmônicas ímpares iremos deformá-la e, no limite, poderemos extrair da mesma apenas a senoide fundamental.
No caso de nosso Model 246 e do Model 1660, como todo amplificador real, naturalmente teremos limitação dos sinais aplicados às entradas, normalmente limitando a resposta em baixas e em altas frequências. Chamamos isso banda passante do amplificador. Um amplificador corretamente projetado tem que apresentar resposta o mais plana possível dentro da faixa audível (entre 20hz e 20kHz), e é interessante que ele apresente boa resposta acima e abaixo disso em, digamos, uma oitava (10Hz a 40kHz), de forma a garantir bom comportamento dentro da faixa audível. Muito mais do que isso é desnecessário e pode ser prejudicial.
Caiu o paradigma, parabéns Marcelo, excelente resenha
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Obrigado, Albano!
Muito top mesmo, agora quer vender ele ? 😁
Obrigado, Edilton! Se for vender aviso. Abraço,
Parabéns ! Texto excelente! E o trabalho realizado é um primor!
Obrigado, Antonio!
Quisera achar mais artigos assim. Infelizmente é raro uma linguagem simples com técnica impecável. Parabéns!
Obrigado, Roberto!
Bela matéria, parabéns! Resumindo, o ganho que se tem com Super A ativado não compensou a dor de cabeça pelo mau uso dos consumidores, se bem que devemos lembrar que no Rio de Janeiro no verão jcom temperaturas de 42° C já sabíamos que muitos clientes trariam seus equipamentos dotados deste dispdispositivo danificados. Eu desabiltei muitos deles a pedido dos clientes que não notaram nenhuma diferença. Sim há diferença, mas na prática os clientes não sentiam.
Prezado Fernando, obrigado pelos comentários, mas creio que os números melhores do 126 com polarização ótima dizem que não há ganho objetivo no uso do Super A, vis-à-vis a polarização adequada e por controle de bias comumente usada. Valores próximos foram obtidos também na análise do Model 166, em Som No. 7, de 1982. O grande problema era mesmo este observado por você, a grande dependência de ventilação adequada dos equipamentos da série. Abraço,
Parabéns pelo trabalho e pesquisa profunda!
Obrigado Augusto.
Muitas informações. Parabéns!
Poderia fazer um review como este com os lendários A1 e HA ll? Creio que a maioria das pessoas fossem curtir muito, principalmente se comparar os parâmetros de ambos
Obrigado, Arthur.
Quanto ao A1 e ao HAII, as análises já foram feitas e estão publicadas. Veja no site, na aba “Revista do Som”.
Abraço e boas festas.
Medi os capacitores eletrolíticos…. notei que estavam melhores que os mais novos ….só troque 4 eletrolíticos ruins. ESR e Vloss estava muito melhores que os capacitores novos
Excelente artigo/resenha/crítica, com descrição clara da restauração e das medidas e testes realizados. Eu já tinha lido e ouvido técnicos e engenheiros, projetistas e analistas desqualificarem não só o 246, mas outros aparelhos da Gradiente, afirmando serem eles simples cópias de má qualidade dos JVC. De outros ouvi elogios rasgados, enaltecendo o circuito Super-A, que este artigo mostrou não ser importante no desempenho do aparelho. Tenho um 246 e considero o desempenho dele muito bom, em todo o espectro de freqüências audíveis, com transientes rápidos, garantindo alta fidelidade na reprodução.
Muitos estudos foram feitos, visando minimizar a distorção de crossover, sendo o Super-A apenas uma delas. O que notamos é que o custo-benefício não compensou, ou seja, a pequena – e quase sempre subjetiva – melhoria percebida, às vezes contrariada por medidas e testes, é muito trabalhosa e cara, além de implicar manutenção mais freqüente.
Mesmo cerca de 40 anos depois, um amplificador como o 246 é ainda muito bom, mostrando desempenho superior a aparelhos fabricados muito tempo depois. Como outros amplificadores classe AB – ou com configuração semelhante a essa – o 246 deve ser colocado em local com boa ventilação, de preferência climatizado, pois usado em média ou alta potência realmente esquenta bastante. Entretanto esse aquecimento é bem menor que um classe A puro. Aliás, é muito raro um fabricante produzir – mesmo hoje em dia – um amplificador dessa classe com potência nominal de 60W RMS, pois dissiparia em torno de 500W.
Excelente trabalho, didático e que mostrou muito sobre as características dessa linha tão valorizada da Gradiente.
Gostaria de saber se existe a venda, o esquema com a tabela de tensões do mesmo, já que não se acha isso pela internet…
Grato pela atenção, fico a disposição
Aparecido
Obrigado Aparecido. Veja se esteclink ajuda: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/gradiente-som/gradiente-86-76-126-166-246-366-37953/
Bom dia.
Estou recuperando o meu Super A.
estou com dificuldade em conseguir o manual de serviço com qualidade, poderia me ajudar?
Para bens pelo trabalho de divulgação da restauração, irá ajudar muitas pessoas.
Obrigado! Veja se este link ajuda: https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/gradiente-som/gradiente-86-76-126-166-246-366-37953/ Abraço e boa sorte na sua restauração.
Bom dia.
O 2N918 colocado tem 6 Terminais?
Estou restaurando o meu super A e estou com algumas dúvidas.
Olá Fainer. O transistor utilizado foi o 2N2918, duplo, com seis terminais Abraço,
Muito obrigado!!!
Parabéns pelo trabalho, excelente, já lia várias vezes e sempre percebo uma reflexão nova..
Queria ver se poderia comentar um aspecto que me chamou a atenção, a recomendação de 26 mV de ajuste para cada trasistor, no caso do 246 (resistor de emissor de 0R22) resulta numa corrente de 118,2 mA (se o ajuste for de 22 mV como o especificado no manual a corrente é 100 mA), no caso o Model 126 o resistor é 0R33 e então a corrente fica 78,8 mA. Nesse senti dizer que a sobreposição é ótima num certo valor de tensão (no caso 26 mV por transistor) me parece relativo pois como visto a depender do valor do resistor a corrente poderá ser maior ou menor, em outros projetos que buscam uma melhor resposta quanto a distorção tenho visto a recomendação desse valor em torno de 100 mA para a corrente de repouso, se vc puder comentar para gente seria interessante.
Att.,
Tales Souto
Obrigado, Tales,
De fato, o ajuste deve ser feito considerando-se a tensão sobre o resistor de emissor, sendo a corrente de repouso uma consequência. Oliver, em 1971, fez uma análise dessa questão, entre outras coisas, e você pode ver o texto neste link: https://www.hpl.hp.com/hpjournal/pdfs/IssuePDFs/1971-02.pdf. O critério de Oliver é citado em Cordell, Designing Audio Power Amplifiers, em sua segunda edição, particularmente em suas páginas 166 e 167, onde ele descreve a determinação da polarização ótima em classe AB (ou classe B ótima), e mostra que, quando o valor da tensão em Re é igual a VT, uma constante chamada de tensão térmica ou de equivalente voltimétrico da temperatura que, à temperatura ambiente (300K) é de aproximadamente 26mV, temos a melhor polarização possível para o estágio. Existe uma necessidade de compromisso entre linearidade na transição, eficiência e estabilidade térmica. Self mostra que, conforme RE diminui, a linearidade na transição melhora (Audio Power amplifier Design, 6a edição, pág. 277), à custa do aumento da corrente, para uma mesma tensão sobre RE, como você observou. Entretanto, também existe uma relação entre a estabilidade térmica e o valor de RE, que, se muito pequeno, prejudica essa estabilidade, que normalmente é melhorada com o acoplamento térmico do controle de polarização. Tudo é uma questão de compromisso. Nos valores usuais, 0,1 ohm em RE dará a melhor linearidade, à custa de uma corrente quiescente elevada, o que, se são usados muitos transistores em paralelo nas saída, o que é comum em potências elevadas, prejudica a eficiência. Aumentando-se RE, a linearidade na transição piora, mas a corrente de repouso fica mais razoável. Em meu protótipo (https://revistaantenna.com.br/construa-um-amplificador-em-classe-a-para-algo-mais/), tanto em classe B ótima quanto em classe A, com RE=0,22 ohm, consigo excelentes valores de distorção, com a corrente de repouso bem razoável. Tudo é questão de compromisso.
Parabéns pela matéria e trabalho de restauro. Análise muito bem feita , abordando os aspectos técnicos de maneira simples e objetiva indo direto ao ponto.
Possuo um Model 366, realmente é um equipamento formidável. Porém deve-se tomar os devidos cuidados com sua utilização e ventilação.
Gostei bastante da análise final, sobre o THD, em comparação com a poalizaração de Bias de maneira convencional, o quanto isso influencia positivamente e se o custo reflete-se no beneficio. Parabéns pela análise,
Parabéns pelo trabalho.
Possuo um 246 que adquiri há algum tempo atrás mas ele está apresentando problemas nas entradas de Phono.
Gostaria de fazer uma revisão geral nele mas infelizmente não conheço nenhum técnico realmente capacitado para assistência nesses aparelhos na cidade de São Paulo onde resido. Tenho muito receio em deixar o aparelho aos cuidados de técnicos que como você escreveu em seu artigo costumam fazer “gambiarras” (se é que essas já não foram feitas ) no aparelho.
Sei que aqui não é o local para isso mas se por acaso você pudesse me indicar algum técnico capaz e confiável ou se por acaso você mesmo fizesse esse tipo de serviço poderia me informar o contato? Realmente gosto muito do amplificador e ele é o que eu uso para ouvir música.
Obrigado
Jose Antonio
Obrigado, José Antonio.
Aí em SP há bons técnicos paravfazer manutenção em seu 246. Se você tiver acesso ao Facebook, seguem alguns nomes de profissionais competentes para isso: Christian Luloian, Edu KVG, Paulo TXT e José Carlos 366, que acho que é de Santos. Basta pesquisar no Facebook que você acha os contatos com facilidade. Forte Abraço e boa sorte.
Obrigado.
boa tarde a todos . possuo um gradiente model 246 so tirei a placa do amplificador por esta toda torrada. se alguem se interessar em comprar para fazelo funcionar ,esta a disposiçao. usei uma placa de 400w desta do ml, funcionou perfeitamente. meu contato .ivan querino . zap 18.997327446 . junqueiropolis sp . OBS nao se encontra com a placa amplificadora original…