Os segredos das boas soldagens
Soldar é fácil, desde que você o faça corretamente. Bons circuitos, peças de qualidade, montagem caprichada ─ e soldas bem feitas ─ transformam um receptor valvulado em uma obra-prima de elevado desempenho e confiabilidade.
Ilustração: “A arte de bem soldar”, revista Antenna, abril de 1950.
O ferro de soldar ou soldador é, talvez, a ferramenta mais importante na bancada do montador ou reparador de aparelhos valvulados. Dizia-se, antigamente, que “um receptor nunca será melhor que as suas soldas”.
O ferro de soldar equivale ao cinzel do artista que esculpe uma obra-prima. Realizar soldagens perfeitas com ligas de estanho é uma arte que precisa ser praticada com esmero, sempre, do contrário o equipamento não funcionará. Soldagens defeituosas são fontes frequentes de problemas nos equipamentos eletrônicos ─ imediatos ou futuros, certamente. Soldagens mal feitas podem provocar intermitências, deficiências no funcionamento dos circuitos ou até a interrupção completa da operação do aparelho.
*Dante Efrom, PY3ET. Antennófilo, jornalista, radioamador, redator e autor de textos técnicos sobre eletrônica, radioamadorismo e reparações. Assinante, leitor e colaborador de Antenna/Eletrônica Popular no tempo de G.A. Penna, PY1AFA