De uma maneira bem resumida, a principal diferença entre um osciloscópio e um analisador de espectro é que o primeiro trabalha no domínio do tempo e o segundo no domínio da frequência.
Talvez você esteja querendo perguntar que história é essa de “domínio” do tempo e da frequência.
Eu trato deste tema no meu e-book Osciloscópio sem Traumas e no meu curso on line Descomplicando o Osciloscópio, mas não custa nada repetir aqui para os leitores da Antenna que, porventura, ainda tenham dúvidas sobre o assunto.
Aliás, aproveitando o ensejo, comunico que a partir desta edição os leitores terão desconto de 20% nos meus e-books e cursos usando o cupom SOUANTENNÓFILO lá na Hotmart, exceto os que estiverem em promoção.
Depois dos “comerciais”, retornemos ao tema começando pelo termo domínio. A palavra domínio pode assumir diferentes significados a depender da área em que for utilizada.
E esta não é a única que admite mais de um significado e muitas vezes bem diferente daquele que usamos no dia a dia quando estamos a estudar um assunto específico. No caso dos osciloscópios e analisadores de espectro o termo domínio vem da matemática ou, mais especificamente, do estudo das funções.
Um pouco de matemática sem traumas
De modo bem superficial, o que os matemáticos chamam de função é um “tipo” de relação entre duas grandezas, que eles, os matemáticos, chamam de variáveis. Olhemos isto no “mundo” dos sinais elétricos que costumamos chamar de ondas.
*Professor de Matemática e Técnico em Eletrônica