Troca de Lâmpadas de Filamento em Equipamentos Antigos

Ao invés de ficar experimentando com valores de resistores, resolvi fazer um pequeno circuito, mostrado abaixo, que controla a corrente que atravessa os LEDs, colocando-os em série, utilizando o conhecido LM317 como controlador de corrente constante. Cada LED apresenta em torno de 3V entre seus terminais, assim, quatro em série necessitariam de uns 12V, os quais, somados aos 2V a 3V mínimos que o LM317 necessita para funcionar, estão dentro do limites da fonte do sintonizador.

O circuito é bem simples e foi montado em uma placa pré-perfurada. Com os valores de R1 e do trimpot utilizados a corrente pode variar entre em torno de 1mA a em torno de 10mA. Quem quiser pode alterar esses limites, com a fórmula Imáxima = 1,26V/R1 e Imínima = 1,26V/(R1+TRIMPOT). É importante notar que a corrente dos LEDs atravessa R1 e o trimpot e, assim, eles devem ser capazes de suportá-la.

Na foto abaixo podemos observar a pequena placa de fibra de vidro pré-perfurada com o LM317 e a barra que suporta os LEDs. A luminosidade foi ajusta no trimpot para permitir o visual da foto da primeira página deste artigo.

A propósito, a iluminação do medidor de sinal foi feita com um resistor limitador, e o LED precisou de uns poucos miliamperes para iluminar a escala completamente.

Deixe um comentário