Logo de cara, foi possível perceber o problema do zumbido elevado. Como não é possível que a FBL tenha permitido que o equipamento saísse de fábrica nessa condição, muito provavelmente alguém, em uma manutenção, alterou ou tentou consertar o transformador, mas o fez de uma maneira muito ruim, um serviço de baixa qualidade na acomodação das chapas do núcleo, o que tornou o transformador barulhento. Faltaram chapas, que, talvez, ele tenha danificado ao desmontar o componente.
Nas marcações em amarelo podemos ver o estaqueamento incorreto das chapas e a deformação no suporte por conta da falta de chapas do núcleo.
O transformador é uma unidade de 18VAC+18VAC, com um enrolamento adicional de 6,3VAC para as lâmpadas de filamento. Não pensamos em repará-lo, pois tínhamos em nossa sucata um transformador de tamanho bastante parecido, de 12VAC+12VAC de secundário. Foi fácil retirar suas chapas e enrolar espiras adicionais para 18VAC.
Não colocamos um enrolamento para as lâmpadas de filamento, pois pretendíamos utilizar LEDs de cor bastante similar à das lâmpadas de filamento (2700K de temperatura – branco quente) e iríamos alimentá-las com a tensão da fonte do TS 2200.