Teste de Fator de Amortecimento em Amplificadores

Se a impedância Zol for de,  digamos, 1Ω, o fator de amortecimento em relação a uma impedância de carga de 8Ω será de 8 (8Ω/1Ω). Com a realimentação aplicada, ela será de 8Ω/(1Ω/10), ou 80. Um aumento significativo do controle sobre a carga, aumentando o FA,  e mais um dos vários benefícios proporcionados pela realimentação negativa.

Ou seja, na grande maioria dos amplificadores de áudio modernos, corretamente projetados, o efeito da variação de parâmetros da fonte do amplificador (sua capacitância, por exemplo) é minorado  pela realimentação negativa, que atua reduzindo fortemente a impedância vista na saída do amplificador, e não devemos ter grandes mudanças em Zi, e, por consequência, no FA, em função disso.

Assim, teremos minimizada a variação na resposta do sistema amplificador + caixa, devida à variação da impedância desta última, que, como vimos, pode ser significativa.

A teoria nos diz isso. Vejamos, então, nosso exemplo prático.

Ambiente de teste

Para verificarmos qual seria a influência da alteração de capacitância de filtragem da fonte no fator de amortecimento de um amplificador, precisamos de uma unidade para testes.

Como nosso protótipo do amplificador em classe A, publicado em Antenna, ainda estava montado e ajustado para uso em classe B, resolvemos utilizá-lo. A vantagem de usar um protótipo como este é que ele não tem, entre sua saída e a carga, chaves, relés nem fios extensos, ou seja, são minimizados os fatores que poderiam alterar as medições previstas do FA, aumentando a resistência entre a saída do amplificador e a carga.

No nosso protótipo, obtivemos, com uma fonte estabilizada de bancada, um FA aproximado de 250, valor muito bom e que proporciona excelente controle da carga. A análise de suas características pode ser vista em https://revistaantenna.com.br/construa-um-amplificador-em-classe-a-para-algo-mais-parte-ii/.

Inicialmente, consideradas as limitações do circuito e para tornar o exemplo bem próximo da vida real, utilizamos uma fonte de alimentação simples, com os elementos mínimos para seu funcionamento e que fornece, sem carga, em torno de 64VCC para o amplificador.

Deixe um comentário