Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – parte III

Consequências para sinais senoidais:

  1. Para sinais com variação mais rápida no tempo, maior frequência, o capacitor vai absorver mais corrente, terá maior admitância e, portanto, menor impedância;
  2. Para sinais com variação mais lenta no tempo, menor frequência, o capacitor vai absorver menos corrente, terá menor admitância e, portanto, maior impedância;
  1. Para CC, f=0 e a corrente será zero;
  1. Podemos, ao analisar circuitos de forma aproximada, substituir capacitores em CC e baixas frequências, por circuitos abertos e, em altas frequências, por curto-circuitos.

Então, num atenuador em L, se substituirmos o braço em série com o sinal por um capacitor, e usarmos um resistor no outro braço, bloquearemos CC e atenuaremos baixas frequências, formando um filtro passa altas.

No mesmo atenuador, se substituirmos o braço que desvia sinal para terra por um capacitor, e usarmos um resistor no outro braço, atenuaremos altas frequências e deixaremos passar CC, formando um filtro passa baixas.

Observem que, para conseguir uma atenuação que varie com a frequência, precisamos de duas, ou mais, impedâncias diferentes.

No exemplo abaixo temos um filtro passa baixas:

Figura 16

Deixe um comentário