Bem, se vamos analisar um circuito, usar software para fazer as contas será uma ótima opção. Foi feito assim na fig. 13. Ali, temos os valores e forma de ligar os componentes, então, usando um software como o LTSpice é fácil obter as respostas em função da frequência ou do tempo.
Nesse circuito temos apenas dois componentes e uma única frequência característica, sua frequência de corte fc. Quanto mais complexo o circuito, mais eficiente será usar esse tipo de software para análise. E foi para isso que foram desenvolvidos.
Um inconveniente desse tipo de abordagem é que se perde a visão qualitativa do papel de cada componente…
Na síntese de circuitos, vamos criar uma interligação entre componentes, ou escolher uma interligação entre componentes já conhecida, e determinar os melhores valores, para alcançar a resposta mais próxima da desejada que for possível.
No atenuador que analisamos tínhamos duas resistências, mas no caso geral podemos ter duas impedâncias, fazendo a atenuação depender da frequência.
Mas como fazer a atenuação atender à especificação de resposta em frequência desejada?
Para isso é preciso observar o comportamento das impedâncias em função da frequência.
Reatância Capacitiva XC:
O comportamento da reatância do capacitor, ou reatância capacitiva, revela-se inversamente proporcional à frequência. Quanto maior a frequência, menor o valor ou magnitude da reatância. Isso significa maior valor de corrente para a mesma tensão aplicada.