Semicondutores

No mesmo ano em que von Lieben criou seu tríodo, o norte-americano Lee de Forest desenvolveu um dispositivo similar, que foi batizado e patenteado com o nome de Audion, tornando-se o primeiro tríodo comercial desenvolvido (figura 4).

Figura 4 – O tríodo Audion.

O Audion apresentava características amplificadoras que estimularam sua a utilização em grande escala, a despeito do filamento ter vida útil curta e seu comportamento ser irregular. Acredita-se que essa vulnerabilidade se devia ao fato dele não ser completamente a vácuo e ter em seu interior um gás em baixa pressão. Mesmo assim, ele foi amplamente utilizado.

O advento das válvulas termiônicas trouxe grandes avanços para a eletrônica ao longo do século XX, mas elas eram grandes, caras e consumiam muita energia elétrica. Diversos pesquisadores na época tentaram criar um dispositivo compacto e de baixo custo para substituir as válvulas.

O primeiro trabalho a descrever o princípio de um dispositivo que teria essa condição foi a do transistor de efeito de campo (field-effect transistor, ou FET) feito no Canadá em 1925 pelo físico húngaro Julius Lilienfeld. Depois, em 1934, foi a vez do físico alemão Oskar Heil patentear outro transistor de efeito de campo. Não se sabe, porém, se esses dispositivos foram construídos.

Deixe um comentário