SEMICONDUTORES – Tipos de Diodos e Suas Aplicações


Fotodiodos têm resposta rápida às variações de luz permitindo sua aplicação em fotoacopladores, circuitos digitais, controles remotos, dentre outras possibilidades.

Figura 8 – Fotodiodo BPW21, fabricado pela OSRAM.

6.  Diodo Schottky


O efeito Schottky recebeu esse nome pelo trabalho do físico alemão Walter Schottky. É um fenômeno que envolve a queda de tensão em materiais semicondutores quando em polarização direta. Esse efeito foi utilizado na fabricação de um diodo especial, que difere do diodo comum por não ser formado por uma junção P-N, mas sim uma junção Metal-N.

Figura 9 – Diodo Schottky 20SQ045 (20A/45V), fabricado pela Sangdest Microelectronics

O diodo Schottky tem por característica uma comutação muito rápida e a queda de tensão baixa quando é polarizado diretamente. É aplicado em circuitos de comutação e proteção, circuitos chaveados e circuitos de proteção contra transientes de redes elétricas, onde podem ocorrer surtos, picos de tensão de curta duração ou mesmo em situações onde possa haver uma inversão de polaridade.

7. Diodo túnel

O diodo túnel ou Ezaki tem por característica uma elevada concentração de impurezas para dopagem, o que leva sua zona de depleção a se tornar bastante estreita, promovendo um efeito denominado de tunelamento, fenômeno descoberto em 1973 pelo físico japonês Leo Esaki, Prêmio Nobel em Física. Este efeito faz com que a resistência da junção seja nula e mesmo negativa.

Um comentário sobre “SEMICONDUTORES – Tipos de Diodos e Suas Aplicações”

  1. Cícero Chissico18 de abril de 2024 às 6:20 AMResponder

    bom conteudo

Deixe um comentário