3. Diodo Zener
O físico e pesquisador norte-americano Clarence Melvin Zener verificou em seus experimentos a ação do campo elétrico produzido na aplicação da tensão inversa em uma junção P-N, e que ela pode provocar a quebra de ligações covalentes, multiplicando assim os portadores de carga em alta velocidade. O valor de tensão no qual se inicia a ruptura é chamado de “Tensão Zener” e efeito é chamado de “Ruptura Zener”.
Este é o princípio de funcionamento do diodo zener, também conhecido como diodo de ruptura. É um dispositivo semicondutor fortemente dopado e projetado para operar em polarização inversa. Quando a tensão nos terminais de um diodo Zener é invertida e o potencial atinge a Tensão Zener, a junção se rompe e a corrente flui na direção inversa. Devido a esta funcionalidade é um diodo muito utilizado para:
- Regulação de tensão em circuitos de fontes estabilizadas.
- Limitadores de tensão em circuitos ceifadores, que são projetados para deixar passar sinal sem nenhuma alteração, até se atingir um determinado valor de tensão e limitar a saída de sinal.
- Geração de ruído branco, um sinal aleatório que combina diferentes frequências com mesma intensidade, resultando em um espectro de potência constante.
A figura 6 mostra alguns valores de tensão e potência para diodos zener encontrados no mercado e o diodo 1N746, fabricado pela Multicomp.
Figura 6 – Valores de tensão e potência do diodo zener 1N746.
bom conteudo