Esse efeito se dá na polarização inversa pela capacitância da região de transição ou depleção (CT), ao passo que na região de polarização direta ocorre a capacitância de difusão (CD) ou de armazenamento. Altos valores de corrente resultarão em valores também altos de capacitância de difusão. Do contrário, baixos valores de corrente resultam em valores baixos de resistência associada.
Essas características podem ser empregadas em alguns sistemas eletrônicos, sendo representadas por um capacitor associado em paralelo ao diodo. Para aplicações de baixa e média frequência (exceto em potência), o capacitor não aparece na simbologia do diodo (figura 3).
Figura 3 – Inclusão do efeito de capacitância de transição ou difusão em diodo semicondutor.
Tipos de Diodos e Aplicações
Há um número considerável de tipos de diodos, que realizam as mais diversas funções como regulação de tensão, variação da capacitância, emissão de luz, dentre outras. Os principais são os seguintes:
1. Diodo retificador
É utilizado em circuitos retificadores para conversão de corrente alternada em corrente contínua pulsante. O diodo irá controlar o fluxo da corrente permitindo que a corrente elétrica circule apenas em um sentido. Circuitos retificadores podem operar em correntes elevadas e estão presentes em boa parte dos equipamentos eletrônicos, como o SK3 mostrado na figura 4.
Figura 4 – Diodo retificador SK3 400V/3A, fabricado pela Semikron.
2. Diodo de sinal
É um diodo que apresenta baixa capacitância e baixo tempo de resposta, sendo projetado para atuar em comutação de alta velocidade e com correntes muito pequenas. Os diodos de sinal são encontrados em diversos circuitos de rádio ou tv para trabalho com alta frequência, como o 1N4148TR mostrado na figura 5.
Figura 5 – Diodo 1N4148TR, fabricado pela Vishay Semiconductors.
bom conteudo