Ruídos nas válvulas ou intermitências no sinal? Podem ser problemas causados pela dupla Kovar & Fernico.

Aviso aos principiantes

Figura 6: Tentar fazer aparelho valvulado funcionar com o alto-falante desconectado pode danificar a válvula de saída, o transformador de áudio e/ou outros componentes.

Ao contrário dos amplificadores transistorizados, ligar um receptor valvulado sem alto-falante ou sem carga conectados no secundário do transformador de saída pode comprometer seriamente diversos componentes do aparelho. Aumentar o volume, num rádio valvulado sem alto-falante conectado, pode causar centelhamentos na válvula de saída, enrolamentos queimados no primário do transformador de áudio ou arcos nos terminais do soquete.

Para testes na bancada, com o rádio fora do gabinete, use um alto-falante externo ou resistor, de preferência não indutivo, como carga no lugar do alto-falante original.Meça sempre se a bobina móvel do alto-falante está em boas condições. A bobina móvel pode estar “parcialmente aberta”, ou seja, com alta resistência por causa de oxidações ou por maus contatos nas ligações ao transformador.

Confira a continuidade do secundário do transformador de áudio e as suas ligações. Uma soldagem que se soltou, como a que aparece na figura 6, da conexão à bobina móvel do alto-falante, provocou a queima de uma válvula 6F6 da saída. O proprietário relatou que o “som saía baixinho e que precisava aumentar o volume ao máximo para “perceber alguma coisa”. O som estava sendo reproduzido nos enrolamentos do interior do transformador de saída e não no alto-falante ─ até que o receptor ficou “totalmente mudo”.

Deixe um comentário