
Figura 3. Uma escovinha de latão ou de fibra geralmente é suficiente para renovar os contatos de válvulas antigas, como as “pata-de-elefante”. Não use escovinhas de aço: escurecem a liga de estanho.
Na próxima edição de “Dicas e Diagramas” enfocaremos a limpeza dos terminais dos soquetes das válvulas. Eles também apresentam oxidações que, com o passar dos anos podem provocar falhas semelhantes no funcionamento dos circuitos. Entre estes defeitos estão as intermitências na recepção (receptor fica “mudo” repentinamente), sinal fraco, distorções, chiado, oscilações e ruídos.
Até lá. Enquanto isso, eis uma dica de ferramenta útil para pesquisar defeitos nos contatos entre válvulas e soquetes: martelete de borracha. Pode ser improvisado até com borrachas escolares, tarugos de espuma (v. Figura 4) ou materiais semelhantes.
Um martelete de borracha também será útil para o reparador pesquisar válvulas e capacitores variáveis microfônicos.A microfonia, da qual falaremos oportunamente, é uma realimentação acústica por acoplamento entre o sinal reproduzido pelo alto-falante e algum componente sensível do receptor. Pode ser com os elementos internos de uma válvula, ou pela vibração nas placas do capacitor variável, por exemplo.

Figura 4. Marteletes improvisados com borrachas escolares ou espumas de alta densidade podem ser úteis na pesquisa de maus contatos em válvulas e soquetes.