Ruídos nas válvulas ou intermitências no sinal? Podem ser problemas causados pela dupla Kovar & Fernico.

Faça experiências com válvulas velhas, defeituosas, para observar o resultado nos pinos. Em alguns tipos de óxidos funcionará melhor uma pasta mais alcalina. Em outros poderá ser necessário um preparado um pouco mais ácido. Mas não exagere: cuide para não comprometer a integridade dos pinos na parte que estes entram na válvula.

Esta pasta também servirá para remover oxidações causadas por vazamentos de pilhas, por exemplo, nos contatos dos suportes. Para pilhas alcalinas usa-se uma pasta mais ácida (no lugar de limão também podem ser usadas algumas gotas de vinagre). Para resíduos de pilhas ácidas pode ser usado apenas bicarbonato e água, formando uma pasta. Nas válvulas, o importante é remover as pequenas crostas, endurecidas, que se formaram na superfície dos pinos: inicialmente não se preocupe se os pinos ainda resultarem escurecidos. Para a superfície ficar mais brilhante e clara é importante a próxima etapa: o brunimento/polimento.

Um lembrete: o bicarbonato de sódio (NaHCO3) é uma base levemente alcalina.  Tem bom poder de limpeza superficial nos metais, mas não pode ser usado em alumínio. Misturado ao limão forma citrato de sódio. Preparar sempre quantidades pequenas. Em contato com limão libera CO2. A alcalinidade do bicarbonato de sódio é usada para neutralizar ácidos.

O brunimento pode ser feito com liquido polidor de metais, tipo “Brasso”. Seguir as instruções do produto. Deixar a válvula na vertical, pinos para baixo, e esperar o líquido agir e depois secar sobre o metal. Proceder ao brunimento com disco de feltro ou uma flanela macia. Caso prefira, podem ser tentadas ceras automotivas para o polimento dos pinos. Observe para que não fiquem resíduos da cera nos pinos ou na base das válvulas.

Limagem dos pinos somente em último caso: limas podem desgastar excessivamente os pinos, que já são finos (nas válvulas miniatura, em torno de 1 mm de diâmetro), deixando-os com formato elíptico. Ao invés, de limas é preferível, então, trabalhar com lixas finas para metais, de grana 400 por exemplo, cortadas em tiras. Produtos químicos podem migrar para o interior da válvula através do selo de vidro, por eletrólise nos pinos: tenha muita cautela ao fazer testes com removedores industriais tipo  “serviço pesado”.

Nas válvulas mais antigas, como as patas-de-elefante, os contatos da base são de metal coberto por solda, aparentemente com teor maior de chumbo do que de estanho. Nestas válvulas não há necessidade de fazer a limpeza com agentes químicos: basta uma escovação. Use uma escova rotativa de cerdas de latão ou fibra, sempre em baixa rotação; os contatos voltam a ficar limpos e brilhantes como novos.

Deixe um comentário