Para algumas aplicações, para evitar contatos que se deteriorassem no decorrer do tempo, houve fabricantes que criaram, antigamente, categorias especiais de válvulas de longa durabilidade, elevada robustez e grande confiabilidade, com os pinos da base banhados em ouro. Tais válvulas são altamente valorizadas comercialmente, ainda hoje. No sistema de numeração destas válvulas de qualidade especial, os algarismos vão entre as letras. Exemplos de alguns tipos de válvulas especiais: E80F, E82CC, E34L.
Limpeza dos pinos
Figura 2. As mesmas válvulas, com remoção dos óxidos metálicos nos pinos feita por decapagem química e escovação/brunimento. Detalhes dos procedimentos no texto.
Inicialmente, como comentamos, a limpeza dos pinos oxidados pode ser feita com uma escovinha rotativa de latão, em baixa rotação, acoplada a uma Dremel ou micro retífica semelhante. Não use escovinha de aço: deixam um resíduo escuro no atrito com a liga metálica dos pinos.
Em certos tipos de oxidações pode ser necessária uma decapagem química nos pinos, através de bicarbonato de sódio e limão, por exemplo. Coloque um pouco de bicarbonato de sódio em uma tampinha plástica e vá pingando gotas de limão (ácido cítrico) até a mistura ficar pastosa. Coloque a válvula em pé dentro do pequeno recipiente: a quantidade da pasta deve ser a suficiente apenas para cobrir os pinos. Cuide para que a pasta não atinja a base de vidro da válvula. Depois de uns cinco minutos, remova os pinos da mistura. Lave os pinos em água corrente e seque-os bem. As proporções da mistura podem ser variadas. Com mais bicarbonato a pasta ficará mais alcalina, com mais limão ficará mais ácida.