Quando os discos compactos entraram em declínio, começou a sua regressão ao passado. Logo estava empenhado no colecionismo de discos de vinil. Até encontrar, certo dia, um icônico receptor Semp AC-431: “foi paixão à primeira vista”, diz ele. A partir do Semp não mais parou, mergulhando no túnel do tempo dos rádios antigos valvulados.
Sempre que possível, Joacir Souza vasculhava as oficinas de eletrônica, briques e feiras de usados. Aos amigos e colegas sempre perguntava se não tinham algum rádio antigo esquecido pelos cantos. Percorreu, por anos, as cidades e as regiões interioranas, à procura de receptores antigos, mesmo sucateados, para aumentar a coleção. A partir da primeira centena de rádios na coleção, passou a ser mais seletivo, mas houve tempos que chegou a negociar lotes com mais de 20 ou 30 rádios de uma única vez.
Figura 8. Na magnífica coleção de clássicos de Joacir Souza encontram-se rádios lendários como o Zenith 8-S-129 (1936, ao centro) e o Zenith 12-S-232 (1938), de 12 válvulas, celebrizado como “Walton”, por causa da série americana de TV. Destaques também são os alemães DKE 38 Kleinempfänger, de 1938, de apenas duas válvulas (à direita), e o famoso regenerativo VE301 (à esquerda), ambos famosos “Volksempfänger”, (“Receptor do Povo”).