Ruídos nas válvulas ou intermitências no sinal? Podem ser problemas causados pela dupla Kovar & Fernico.

Jocosamente dizia-se, antigamente, que, além da Lei de Murphy (1), boa parte dos defeitos nos rádios valvulados dava-se por ação da dupla Osmar & Kurtz: os “mar contatos” e os “Kurtz-circuitos”. Por ação desses capetas eletrônicos acontecia ora um “FaradsssPÓFF” num eletrolítico, com exclamações tipo “Ohm, minha nossa!“ ─ até o famoso “cheiro de Ampère” vindo de algum transformador ou resistor de potência do equipamento indo para o cemitério.

De uns tempos para cá, uma outra dupla diabólica também tem se aliado aos maus contatos e aprontado algumas diatribes contra o bom funcionamento dos equipamentos valvulados antigos: é o duo “Kovar & Fernico”. Rapidamente já mencionamos a dupla Kovar e Fernico na edição anterior de “Dicas e Diagramas”. Hoje conheceremos um pouco mais sobre estas figuras.

_________________

(1) A Lei de Murphy tem como grande adágio: “Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível”. Desnecessário é dizer que a Lei de Murphy possui uma afinidade especial com equipamentos eletrônicos antigos em reparações!

*Dante Efrom, PY3ET. Antennófilo, jornalista, radioamador, redator e autor de textos técnicos sobre eletrônica, radioamadorismo e reparações. Assinante, leitor e colaborador de Antenna/Eletrônica Popular no tempo de G.A. Penna, PY1AFA.

Deixe um comentário