Resistores em paralelo e coisas que não contam para você

Fazendo as contas teremos P2 = P3 = 12Ω x (0,6A)2 = 4,32W e, portanto os dois resistores que sobraram, agora sim, ficarão “prejudicados” com este aumento da dissipação de potência sobre eles.

E se não tivéssemos o resistor em série?

Acompanhe na fig.4 onde o RSER foi “eliminado” do circuito e substituído por um fio.

Fig. 4 – Apenas resistores em paralelo.

Neste caso, mesmo que um ou dois dos três resistores em paralelo, venha a abrir a potência dissipada sobre o restante não será alterada, porque, como observou atentamente o meu aluno, a tensão sobre o conjunto continuará a mesma.

Na referida aula, eu não apresentei detalhadamente os circuitos como faço agora neste artigo. Apenas mencionei, de passagem, que “os resistores restantes ficariam prejudicados caso um abrisse”, porque eu tinha em mente a situação das fig. 3 e 4.

Juntando com cré

Se compararmos as figuras 1 e 2, podemos concluir que existe uma “sutil semelhança” entre elas, onde os transistores Q209 e Q210 fazem, de certa maneira, o papel do RSER.

São situações como estas da fig.1 que, provavelmente, passaram pelos “subterrâneos da minha mente” quando eu estava gravando a aula.

Ligando alto falantes em série/paralelo

Um técnico precisou instalar quatro alto falantes em um amplificador que podia fornecer uma potência máxima de 30W ”RMS” (*) há uma carga de 8Ω.

 *https://www.paulobrites.com.br/watts-rms-um-erro-conceitual/

Deixe um comentário