Um capítulo é destinado a descrever as linguagens de programação que foram padronizadas pela IEC, incluindo brevemente os principais tipos de dados e estrutura das linguagens.
A linguagem Ladder merece um capítulo especial, já que é a mais antiga das linguagens e a mais utilizada até os dias atuais; para explicá-la, a sequência lógica de apresentação vai desde os comandos mais simples até sequências complexas.
É apresentada a modelagem de sistemas a eventos discretos, incluindo funções lógicas básicas: E, OU, NÃO-E, NÃO-OU, tabelas-verdade, simplificação utilizando os mapas de Veitch-Karnaugh são tratados em um outro capítulo.
Um capítulo aborda conceitos e como escrever programas utilizando Lista de Instruções (IL – Instruction List).
O detalhamento do modelo conceitual do GRAFCET e a linguagem que derivou dele, o Sequenciamento Gráfico de Funções, mereceu um capítulo inteiro.
Também algumas técnicas de conversão entre linguagens foram apresentadas. Isso porque não é raro necessitar-se de migração de um programa escrito em um CLP mais antigo para um mais novo, que oferece linguagem com mais recursos.
Nesta terceira edição, todos os capítulos foram revisados e atualizados tecnologicamente. Houve o acréscimo de um novo, para tratar especificamente das variáveis analógicas, cujos conceitos e utilização nos CLPs possuem regras e restrições que normalmente não são muito claras para os iniciantes.
Concluindo, o objetivo da obra é tornar o leitor apto a entender, programar e utilizar um CLP, bem como conectar os elementos externos que compõem os sistemas industriais típicos.
Esta edição pode ser encontrada nas principais livrarias on-line sob o ISBN-13 de no 9788536533599
Trabalhei com a MAXITEC (SIEMENS) e a ATOS esta nacional e inversores