RESENHA – Controladores Lógicos Programáveis

Valter Luís A. de Camargo*

Controlador Lógico Programável (CLP) ou do inglês Programmable Logic Controller (PLC) é um equipamento projetado para comandar e monitorar máquinas e processos industriais. Mais detalhadamente, é um computador especializado, baseado em microcontroladores e microprocessadores, que desempenha funções de controle por meio de softwares desenvolvidos pelo usuário. É amplamente utilizado na indústria para automação de linhas de produção e controle de processos, com diversos níveis de complexidade. Uma de suas principais características é a robustez, possuindo alto grau de resiliência, normalmente requerido para trabalho em ambientes industriais.

Para ‘comunicar-se’ diretamente com as máquinas, normalmente são utilizadas duas interfaces: uma de entrada e outra de saída. Na primeira são conectados sensores eletrônicos que transferem informações do estado da máquina ou processo para o CLP e este utiliza sua unidade de processamento interna para comparar o estado atual com o desejado e, caso necessário alguma correção, envia comandos para a interface de saída, onde são conectados relés, contactores e outros semelhantes, responsáveis por ligar e desligar motores, válvulas etc, com a finalidade de atuar sobre o sistema, colocando-o novamente no estado desejado.

A proposta do livro é apresentar os principais conceitos e elementos necessários para utilizar, na prática, esses produtos. Para tanto, inicia com a história dos controladores, tipos e evolução, informações que são necessárias para a escolha do CLP adequado para a aplicação que se deseja automatizar. Na sequência é apresentada a arquitetura interna dos CLPs, descrevendo a função de cada um dos blocos funcionais e como estes se inter-relacionam. 

Depois são detalhadas as interfaces de entrada digitais e analógicas e suas características.

Os principais sensores industriais, analógicos e digitais, são descritos no capítulo seguinte, cujo objetivo fornecer ao leitor informações suficientes para que seja capaz de entender o funcionamento deles, suas características e aplicações, incluindo, como conectar sensores do tipo source e sink nas interfaces de entrada digitais. 

*Engenheiro eletricista

Um comentário sobre “RESENHA – Controladores Lógicos Programáveis”

  1. Oliveira16 de fevereiro de 2021 às 12:45 PMResponder

    Trabalhei com a MAXITEC (SIEMENS) e a ATOS esta nacional e inversores

Deixe um comentário