Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte XVII

Vamos então investigar o uso de estágios em catodo comum.

Primeiro, vamos fazer uma comparação de estágios de amplificação com dois tríodos de mesmo μ (o coeficiente de amplificação), quanto a ganho e impedância de saída.

A Tabela 1 nos mostra algumas características dos estágios de ganho usando válvulas.

Tabela 1

A partir daí, já dá para imaginar que, para usar realimentação negativa, por exemplo, o alto ganho necessário antes da realimentação vai indicar o uso de estágios do tipo Catodo Comum, em Cascata (saída de um ligado à entrada do outro).

Para os estágios que precisam de larga faixa de passagem (MHz), a configuração Cascode oferece redução nos efeitos das capacitâncias parasitas entre os  eletrodos das válvulas.

Como a resposta desejada é do tipo passa baixas acima de 1kHz, não vamos usar essa configuração.

Já para estágios com ganho entre moderado e baixo, mas com baixa impedância de saída, a configuração SRPP é bem interessante, já que se polariza automaticamente e possui boa capacidade de fornecer corrente, mesmo usando apenas um duplo tríodo.

Mas para um pré-amplificador que lida com sinais de pequena amplitude e uma fonte de sinal com uma impedância interna relativamente alta e indutiva, fica clara a necessidade de se minimizar o ruído gerado internamente.

Vai ser preciso alto ganho (50 a 200 vezes ou 34 a 46dB) para alcançar o nível de sinal desejado, algo entre 0,25 e 1Vrms, a partir de 2 a 5mV fornecidos pela cápsula.

Deixe um comentário