Corrente de Grade
Sim, mesmo válvulas sem defeitos que causem presença de gases no seu interior podem ter uma pequena corrente residual de grade, mesmo corretamente polarizadas.
Essa corrente vai ficar na faixa de 1nA a 100nA e leva a uma densidade de corrente de ruído para válvulas, na faixa de 0,02pA/√Hz a 0,2pA/√Hz.
Felizmente, isso não vai ser um problema para fontes de sinal com resistência interna menor que uns 5kΩ a 10kΩ, e vai incluir as cápsulas fonocaptoras de magneto móvel.
Caso essa corrente seja maior, isso revela uma válvula defeituosa.
Ruido de Partição
Acontece em pêntodos e outras válvulas com múltiplos eletrodos, pois o fluxo de elétrons emitidos pelo catodo tem que se dividir entre a placa e grade de blindagem, gerando mais uma possibilidade de flutuação instantânea aleatória da corrente.
Na ref.[22] encontramos uma expressão para levar em conta esse mecanismo de geração de ruído:
Onde
De uma forma geral, pêntodos tem um maior nível de ruído, embora alguns tipos como a EF86, por exemplo, sejam surpreendentes… (veja a seguir)
Para se obter o nível total de ruído de um estágio é preciso somar as contribuições de todos os tipos presentes, obter o total na saída e dividir pelo ganho.
O resultado vai ser uma tensão equivalente de ruído na entrada do estágio.