Projeto de Pré-amplificadores e Equalizadores RIAA Para Toca-Discos – Parte I

Essa é uma boa razão para a escolha de valores como 40dB ou 34dB (100 vezes ou 50 vezes), ou menos, na maioria dos circuitos comerciais.

Outra razão é o ganho necessário em baixas frequências, cerca de 20dB acima (10 vezes), isso significa um ganho a 20Hz de 60dB (1000 vezes) ou 54dB (500 vezes).

Conseguir esse ganho com precisão, baixa distorção e estabilidade, frente à variação das características dos elementos ativos, não é tarefa fácil.

Para atingir esse objetivo, vai ser preciso usar alguma forma de realimentação negativa importante, mesmo que seja local e não global.

Continua na próxima edição… Mas, enquanto ela não chega, que tal conhecer a história do inventor do som estereofônico, clicando aqui?

Referências:

  1. Bohn, Dennis, editor. ÁUDIO HANDBOOK 1ª ed. National Semiconductor Corporation; 1976.
  2. Holman, Tomlinson. AUDIO, “Dynamic Range Requirements of Phonographic Preamplifiers”, July 1977.

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