Alan Blumlein

Marcelo Yared*

www.emiarchivetrust.org/files/2013/12/14.12.13-...
Alan Dower Blumlein – EMI archives

Qualquer um que tenha escutado música reproduzida eletronicamente, nos últimos 75 anos, em estereofonia, ou curtiu um bom som nos discos de vinil, utilizou um método inventado pelo sujeito da foto aí de cima, Alan Dower Blumlein, ou Alan Blumlein, como é conhecido no mundo da indústria de áudio.

Blumlein foi um engenheiro, pesquisador e inventor, e, ao longo de sua vida profissional, registrou 128 patentes de diversas tecnologias e processos, muitos ainda hoje utilizados, tais como o corte direto de discos, o circuito ultra-linear, os circuitos para televisão, antenas e o amplificador diferencial conhecido como Long Tailed Pair.

Esta última invenção foi importante no desenvolvimento de circuitos para computação. Pioneiro e contemporâneo de Alan Turing, Blumlein tem uma página com suas contribuições na história da computação, que pode ser vista aqui, juntamente com a descrição de diversas de suas patentes.

Quando ouvimos música de um disco de vinil, utilizando, por exemplo, um pré-amplificador como o do artigo desta revista, estamos utilizando um processo imaginado e tornado realidade por Blumlein, que trabalhava nos laboratórios de pesquisa da EMI, na Inglaterra. Seu ingresso na EMI ocorreu na fusão da Columbia e da The Gramophone Company, em 1931.

*Engenheiro Eletricista

2 comentários sobre “Alan Blumlein”

  1. carlos norberto delalibera16 de fevereiro de 2021 às 8:51 PMResponder

    Isso eu não conhecia, parabens pela reportagem. acho que ninguem conhece este desenvolvedor deste projeto.

  2. Osvaldo10 de abril de 2021 às 1:57 PMResponder

    Seres humanos e suas façanhas magníficas.

Deixe um comentário