O Regulador Linear
Um regulador linear nada mais é que um amplificador CC realimentado, com uma entrada CC constante e amostragem da tensão de saída.
A implementação mais simples usa um transistor como elemento amplificador da diferença entre a amostra de tensão obtida da saída através de um divisor de tensão, e a referência fornecida por um diodo Zener.
Na figura 20, a corrente de coletor de Q2 depende da diferença entre a amostra da tensão de saída obtida pelo divisor formado por Ra e Rb, e a tensão de referência do diodo Zener D1.
Aumentando a tensão de saída UCC, aumenta a corrente de coletor de Q2 e a queda de tensão em Rc, reduzindo a tensão na base do transistor Q1 e na saída UCC. Reduzindo-se a tensão de saída, reduz-se a corrente de coletor de Q2 e a queda de tensão em Rc, aumentando a tensão na base do transistor Q1 e na saída UCC.
Esse laço de realimentação negativa de tensão vai funcionar, inclusive quando a corrente de saída for zero, até quando a corrente de base de Q1 se tornar significativa em relação à que flui por Rc.
O capacitor Cc e o capacitor Cout são usados para lidar com corrente de carga variável como acontece ao alimentarmos amplificadores de sinal.
Para diminuir a corrente de base do transistor em série com a carga, costuma-se usar uma configuração Darlington.