Projeto de Fonte de Alimentação em Corrente Contínua (conversor CA/CC) Com Regulador Linear – Parte III

Figura 13

Praticamente nenhuma melhora…

A forma de onda observada no osciloscópio teve um erro devido a um ajuste de sincronismo incorreto. Seu valor rms ficou reduzido.

Ao refazer-se a medição para o novo retificador, foi constatada a incorreção da medida.

Como melhorar o resultado:

O regulador é um amplificador realimentado que amostra a tensão entre o pino GND e a saída, mantendo essa tensão constante e cancelando a ondulação presente na sua tensão de entrada tanto quanto o ganho da malha de realimentação permitir.

Ao acrescentar o resistor (ou resistores) do pino GND para terra, esse resistor não é incluído na malha que amostra a tensão de saída. Aparece então uma contaminação de ruído devido à corrente de polarização do CI, que vai conter ondulação da tensão de entrada.

Para reduzir essa ondulação, basta colocar um capacitor em paralelo com o resistor R2, que tenha uma reatância muito menor (10x) que a resistência do resistor, na frequência fundamental da ondulação, ou seja, 120Hz para rede de 60Hz. Um capacitor de desacoplamento, para desviar para terra o sinal indesejado. Como benefício, ganhamos o crescimento em rampa da tensão de alimentação e maior rejeição à variações da tensão de entrada.

Deixe um comentário