Realimentação
Podemos ter uma fração da tensão de saída subtraída da tensão de entrada e amplificar apenas a diferença obtida.
Essa é a técnica conhecida por Realimentação Negativa, inventada por Harry S. Black em 1927 [ref. 16] e mostrada na figura 12 abaixo, com um exemplo de Realimentação Negativa Geral ou Global aplicada num amplificador de 3 estágios, aqui apresentado como um diagrama de blocos apenas.
Fig. 12
A principal preocupação de Black, era conseguir nos amplificadores usados em cabos telefônicos submarinos, um ganho de tensão preciso e constante, mesmo com variação no ganho das válvulas, seja pela variação do ganho entre válvulas de um mesmo lote fabricado ou de diferentes fabricantes, ou devido ao envelhecimento, ou mesmo pela variação da tensão de alimentação. Afinal, fazer manutenção ou ajustes num amplificador que pode estar a 1000km de distância e a alguns km de profundidade não seria uma tarefa fácil.
Como benefício adicional, ele demonstrou que as distorções introduzidas durante a amplificação do sinal seriam reduzidas na mesma proporção da redução de ganho usada, o que era uma preocupação na transmissão de vários canais telefônicos numa mesma portadora de alta frequência, viabilizando economicamente o lançamento dos cabos.