Projeto de Amplificadores de Potência para Áudio – Parte II

Quando o Ganho da Malha é >> 1, o fator de dessensibilização é praticamente igual a ele e o ganho em malha fechada AVCL fica:

Todos os ganhos e atenuações, até aqui, foram considerados independentes da frequência, o que, evidentemente, não corresponde à realidade.

Ao ser colocada a dependência em relação à frequência, os ganhos passam a ter magnitude e fase. Uma consequência vai ser a possibilidade de o Ganho da Malha ter magnitude ou módulo 1 e fase 180°, ou seja, (AVOL/AT) = -1 ou (β . AVOL) = -1, o que vai anular o denominador das eq. (14) ou (16), tornando o ganho infinito… ou levando a uma instabilidade, com saída crescente até a saturação dos elementos ativos, ou a uma oscilação sustentada.

No trabalho original de Black [ ref. 16], é notada uma propriedade interessante:

“With negative feed-back, gain stability always is improved by an amount at least as great as corresponds to the reduction in gain and generally more; with positive feedback, gain stability never is degraded by more than would correspond to the increase in gain, and under appropriate conditions, assuming the variations are not too great,  is as good or much better than without feed-back. With positive feed-back, the variations in µ or  β must not be permitted to become sufficiently great as to cause the amplifier to sing or give rise to instability as defined in the section devoted to the conditions for avoiding singing…”

Traduzindo:

“Com o feed-back negativo, a estabilidade do ganho é sempre melhorada em uma quantidade pelo menos tão grande quanto a correspondente à redução do ganho e geralmente mais; com feedback positivo, a estabilidade do ganho nunca é degradada por mais do que corresponderia ao aumento do ganho, e sob condições apropriadas, assumindo que as variações não são muito grandes, é bom ou muito melhor do que sem feed-back. Com o feed-back positivo, não se deve permitir que as variações de μ ou β se tornem suficientemente grandes para fazer com que o amplificador oscile ou dê origem a instabilidade, conforme definido na seção dedicada às condições para evitar oscilação…”

Deixe um comentário